A integração de dados é um processo que visa coletar dados de diferentes origens e unifica-los em uma fonte de dados. Nesse artigo, vamos te explicar mais sobre este processo. 

O que é integração de dados: 

O processo de centralizar diversos tipos de dados, para serem consumidos em um ou mais locais, é conhecido pelo nome de integração de dados. 

Basicamente, a integração ocorre, ou precisa ocorrer, quando existem fragmentos dos dados ocasionado pelo uso de diferentes sistemas simultaneamente. 

Como por exemplo: 

Vamos imaginar que sua empresa utilize um sistema especializado em CRM, outro de vendas online, outro de automação de e-mails e outro de emissão de notas fiscais. 

Ao realizar uma venda, é natural que as informações de seu cliente acabem ficando fragmentadas, por ter interagido com diferentes ferramentas ao longo do processo de compra. 

Realizar a integração dos dados entre as ferramentas utilizadas, com a intenção de armazenar os dados em um só lugar, promove uma apresentação mais coerente dos dados e de forma segura. 

Como é feito a integração dos dados? 

Para começar com a integração de dados, precisaríamos inicialmente utilizar técnicas para definir as informações que serão integradas em um novo sistema. 

Escolher um sistema de integração de dados:  o sistema deve eliminar a preocupação com compatibilidades entre as fontes de dados. Normalmente definindo a entrada dos dados e o banco de destino. 

Definir a entrada de dados: Em um sistema de integração de dados serão registradas as fontes de entrada dados, que são os locais onde os dados são originados. 

Por fim, os dados devem estar disponíveis para visualização e gerenciamento em um só lugar. 

Cherry-Pick

A diferença entre Integração de dados e Integração de sistemas 

A integração de sistemas visa a automação para facilitar o trabalho em conjunto de diversas ferramentas simultaneamente. 

Diferente da integração de dados, uma integração de sistema não necessariamente precisa unificar os dados de todas as ferramentas utilizadas, podendo apenas ser trabalhado um gatilho responsável pela integração entre elas.

Como escolher uma ferramenta de integração de dados? 

Para entender qual a melhor ferramenta para realizar a integração de dados na sua empresa, observe se ela atende os pontos abaixo: 

  • Ela elimina problemas de compatibilidade; 
  • Ela garante a segurança e a integridade dos dados; 
  • Ela oferece formas de recuperar os dados em casos de perdas; 
  • Ela consegue ter uma boa performance transacionando uma alta carga de dados; 
  • Ela oferece suporte para o seu time em caso de necessidade.  

Importância de integrar os dados da sua empresa 

A integração é importante por muitas razões, incluindo o fato de que os dados são vitais para a tomada de decisões comerciais. 

Sem dados confiáveis, as empresas não podem melhorar sua operação, gerenciar riscos, melhorar ou desenvolver produtos e prever tendências. 

Seu objetivo não é apenas encontrar formas de captar estes dados. Além disso, a integração promove o armazenamento e a apresentação padronizada e coerente, tudo isso de forma segura. 

Imagine o seguinte cenário: 

Você possuí uma loja física e uma online, um de seus clientes realiza compras constantes nos dois canais de venda. Você utiliza diferentes sistemas para registrar suas vendas online e física. 

Se os dados não forem consolidados, você não terá uma visão clara de qual o valor real de faturamento que aquele cliente te trouxe ao longo de sua jornada de compra. 

Não ter os dados integrados em um único destino dificultará sua empresa a calcular métricas como CAC (Custo de aquisição de cliente) ou LTV (Life Time Value), o que impacta diretamente nas suas estratégias.

Benefícios das integrações

Como mencionamos ao longo do artigo, os benefícios de realizar as integrações entre os seus sistemas, são diversos. Entre eles, temos as seguintes possibilidades: 

  • Clareza para a estratégia. Um dos benefícios de se mostrar essa visão unificada dos dados é apresentar de forma mais clara, e ter fontes mais confiáveis na hora de aplicar estratégias dentro do seu negócio; 
     
  • Economia de tempo. Já que com os dados unificados O tempo que seria dedicado à procura dos dados entre os vários bancos será cortado; 
     
  • Redução de despesas. Reduzindo esforços duplicados, tais como entrada de dados, cópia, digitalização e conversão de formatos; 
     
  • Melhorar a experiência do cliente. Com as informações completas, é possível realizar uma imersão na jornada de compra, identificar problemas e assim fornecer serviços mais eficazes. 

O objetivo da Cherry Pick é potencializar negócios através do tratamento de dados. Temos soluções para a consolidação dos dados de sua empresa. 

Conheça nossas funcionalidades e solicite uma demonstração sem compromisso com nossos especialistas.